FÍSICA EM – UNIDADE 2

FÍSICA EM – UNIDADE 2

CARO(A)  ALUNO(A)

Os vídeos abaixo dizem respeito às três leis de Newton. A primeira lei é conhecida como princípio da Inércia e é uma lei teórica assim como a terceira lei, conhecida como princípio da ação e da reação. Não existe fórmula para essas duas leis. Já a segunda lei, conhecida como princípio fundamental da Dinâmica é representada por uma fórmula matemática.

1. PRIMEIRA LEI DE NEWTON ( PRINCÍPIO DA INÉRCIA)

Todo corpo em movimento quer continuar em movimento retilíneo (desde que nenhuma força o impeça). E todo corpo em repouso quer continuar em repouso (desde que nenhuma força o impeça) .Essa lei você sente em situações do seu cotidiano, como por exemplo quando está dentro de um ônibus , ele é freado e você tende a ser lançado para frente.

Assista ao vídeo abaixo  depois leia a pág 3 da apostila.

www.youtube.com/watch?v=m3yYKAFxM4E

2. SEGUNDA LEI DE NEWTON (PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA DINÂMICA)

A intensidade da força resultante aplicada sobre um corpo é diretamente proporcional ao produto da massa desse corpo e da aceleração que ele adquirirá. Essa fórmula relaciona matematicamente as grandezas força, massa e aceleração.  

F = m . a (fórmula matemática da segunda lei)

Assista ao vídeo abaixo e depois leia a pág 4 da apostila.

www.youtube.com/watch?v=NopfOgZPcPY

3. TERCEIRA LEI DE NEWTON ( PRINCÍPIO DA AÇÃO E DA REAÇÃO)

Sempre que um corpo receber uma força (ação) ele reagirá fazendo uma reação sobre quem produziu a ação.

As forças de ação e reação têm intensidades iguais, atuam na mesma direção, porém em sentidos opostos. Pelo fato de atuarem em corpos diferente, uma não anula a outra. Quem faz ação, sofre a reação e vice-versa.

Essa lei explica por exemplo como é o mecanismo do caminhar. Seu pé empurra o chão para traz e esse lhe empurra para frente. Seu pé faz uma força de ação sobre o chão e o chão faz uma reação sobre você.

Assista ao vídeo abaixo, depois leia a pág 5 da apostila.

www.youtube.com/watch?v=YK6-LdEP1xk 

Depois de assistir aos vídeos e ler as páginas 3, 4 e 5 você poderá partir para os exercícios do estudo dirigido. Depois desses passos, leia a apostila do início ao fim e retorne aos exercícios do estudo dirigido.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS HORÁRIOS DE PLANTÃO

ATENÇÃO! TENHA CERTEZA QUE ESTÁ PREPARADO PARA FAZER A ATIVIDADE! SERÁ REGISTRADA APENAS A NOTA DA PRIMEIRA TENTATIVA.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O ESTUDO DIRIGIDO

BOM ESTUDO