CESU 35 ANOS DE HISTÓRIA

IDENTIFICAÇÃO

Centro de Estudos Supletivos Custódio Furtado de Souza

SEDE: Rua Comendador Pantaleone Arcuri, 314 – Teixeiras

Fone: 3690-7652

HISTÓRICO

A prefeitura de Juiz de Fora, através de sua Secretaria de Educação buscou alternativas para a solução da educação de jovens e adultos, considerada uma das metas principais e prioritárias da administração no quinquênio 1983/1988, que tinha como representante do executivo o senhor Tarcísio Delgado e como secretário Municipal de Educação o professor José Eustáquio Romão.

Apesar de implantados os Centros de Estudos Supletivos no estado de Minas Gerais desde o ano de 1976, na Zona da Mata, até o ano de 1983, não havia ainda um Centro nem qualquer Unidade de Estudos Supletivos para atender a clientela expressiva que necessitava deste tipo de ensino.

Partindo então desta realidade, a Prefeitura de Juiz de Fora, através de sua Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, juntamente com a Diretoria de Ensino Supletivo (DESU/MG), possibilitou a assinatura do convênio número 93 de primeiro de maio de 1983, que concretiza a criação do Centro de Estudos Supletivos de Juiz de Fora (CESU/JF) com concepções educacionais humanistas.

Idealizado, para atender ao grande número de jovens e adultos evadidos do ensino regular, o Centro de Estudos de Juiz de Fora inicia suas atividades no ano letivo de 1984. Sua criação se deu pela lei nº 6.555 de 5 de julho de 1984.

A implantação do Centro de Estudos Supletivos constitui sem dúvida um grande passo dado pela Secretaria Municipal de Educação, que inicialmente funcionou com 3 postos de atendimento:

Bairro Santo Antônio – E.M. Dante Jaime Brochado

Bairro Santa Cruz – E.E. Sant’Clair de Magalhães Alves

Bairro Fábrica – 10º Batalhão de Infantaria

Em homenagem ao líder da comunidade do bairro Teixeiras,  onde foi construída a sede, regularizada com a lei municipal número 6.806 de 23 de outubro de 1985, o Centro de Estudos Supletivos de Juiz de Fora foi denominado “Centro de Estudos Supletivos Custódio Furtado de Souza”, gozando dos privilégios outorgados aos Centros de Estudos Supletivos com autorização para realizar exames supletivos especiais, através da resolução nº 260/79, do Conselho Estadual de Educação.

A portaria 1364/98 publicada em 28 de novembro de 1998 renova a autorização em caráter definitivo de funcionamento.

Os objetivos do Centro de Estudos Supletivos Custódio Furtado de Souza, respeitados os limites de idade estabelecidos por lei são: proporcionar a suplência da escolarização de ensino fundamental e ensino médio, para adolescentes e adultos que não tenham seguido ou concluído em idade própria, a fim de permitir-lhes o prosseguimento de estudos; realizar através de suprimento, cursos que permitam pela repetida volta à escola, o aperfeiçoamento e/ou atualização e/ou especialização de conhecimentos dos que tenham seguido o ensino regular no todo ou em parte; ensejar pela aprendizagem, com o objetivo de proporcionar ao adolescente a formação metódica no trabalho, o exercício de ocupação específica; permitir, através de cursos de qualificação, a formação profissional de candidatos maiores de 14 anos, não caracterizados como menores aprendizes, de modo a atender as suas aspirações profissionais e às necessidades do mercado de trabalho.

Dentre os objetivos estabelecidos no regimento, o da suplência da escolarização é o que se destaca como modalidade do curso, pois os alunos na sua maioria necessitam de dar prosseguimento ou concluir seus estudos iniciados a algum tempo.

Nos últimos anos o CESU vem se modernizando com a ativação de seus laboratórios de informática e o desenvolvimento de uma plataforma educacional online que trás novas oportunidades educacionais para professores e alunos. Além disso, semestralmente são oferecidos treinamentos presenciais e online com certificação para atualização dos professores da escola.

Outras portas também se abriram para os estudantes. Hoje, além dos cursos de ensino médio nas modalidades presencial e semipresencial o CESU também oferece oficinas de teatro, percussão e violão. O projeto “Cultura do Samba” dá oportunidade para que os estudantes conheçam melhor as raízes da música negra no Brasil e sua grande influência no desenvolvimento da música popular brasileira.

O CESU também organiza semestralmente excursões em cidades históricas possibilitando aos estudantes a ampliação do acesso a cultura. Nos últimos 5 anos foram visitadas importantes cidades mineiras e cariocas como São João Del Rei, Tiradentes, Ouro Preto, Mariana, Belo Horizonte, Caxambu, São Lourenço, Petrópolis, Rio de Janeiro, Barra do Piraí, entre outras.

Frequentemente são convidados para o CESU palestrantes para tratar de importantes temas como confecção de currículos e comportamento em entrevistas de emprego, empreendedorismo, saúde e higiene, combate a dependência de álcool e drogas, entre outros.

Tudo tem sido feito com o objetivo de criar uma escola cada vez mais acolhedora, que traz para seus alunos a possibilidade de acesso a uma educação de qualidade e que fortalece o sentimento de pertencimento a comunidade escolar.

Temos cada vez mais orgulho de ser CESU!