ENSINO SEMIPRESENCIAL

O curso Semipresencial possui uma metodologia específica diferenciando-se de todos os outros tipos de ensino tradicionais que se tenha conhecimento. O curso é organizado com unidades didáticas, com definição de conteúdos programáticos mínimos, obedecendo o princípio da instrução personalizada, proporcionando a auto-aprendizagem do educando.

O aluno é matriculado nas diversas disciplinas do grau a que tem direito de cursar, e no ato da matrícula recebe um horário com os diversos plantões dos professores das disciplinas. Nestes plantões, o professor orienta o estudo do aluno e tira-lhe as eventuais dúvidas que surgirem no material pedagógico que é entregue ao aluno no ato da matrícula. A frequência não é computada para efeito de promoção. O aluno procura o professor quando tem necessidade de ajuda, ou para trocar a apostila que estava em seu poder.

Nestes encontros estabelece-se a relação direta professor/aluno promovendo um ambiente harmonioso. Para controle da aprendizagem, o aluno é submetido a uma avaliação após cada apostila estudada. É o aluno que pede a avaliação, ele a faz quando se julgar em condições de aprendizagem favoráveis. Estas avaliações são de caráter obrigatório para o aluno, é pré-requisito para que ele avance a apostila seguinte.

O curso semipresencial fundamenta-se nos princípios do ensino personalizado considerando vários aspectos primordiais como:

  • Motivação autêntica: o aluno desta modalidade de curso procurou a escola por necessidade própria e não obrigado por pais e/ou responsáveis. A necessidade pessoal o induz a procurar a escola;
  • Ritmo próprio de aprendizagem: cada aluno tem condição de superar seus problemas e dificuldades sem a preocupação de ter que equiparar-se com uma sala de aula usual, da qual o mesmo já foi evadido por um ou outro motivo;
  • Dosagem e adequação do conteúdo ao nível da experiência do aluno: o avanço de apostilas, quando submetido à avaliação e for considerado aprovado. Se o aluno já tem conhecimentos prévios, apenas recordará os mesmos. Se for a primeira vez que estuda o conteúdo terá o tempo que precisar para aprendê-lo;
  • Gradação de dificuldade: as apostilas são apresentados com estudo dirigido em ordem crescente de complexidade, por isso a necessidade de se seguir e concluir uma unidade de cada vez.

A matrícula é oferecida durante todo o ano. Já que não são turmas fechadas, mas ensino individualizado. Não há necessidade de se ter período destinado à matrícula.

A idade exigida para matrícula neste curso são 15 e 18 anos respectivamente, para o ensino fundamental e médio.

CESU CUSTÓDIO FURTADO DE SOUZA

CURSO SEMIPRESENCIAL

DISCIPLINAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

– PORTUGUÊS

– MATEMÁTICA

– HISTÓRIA

– GEOGRAFIA

– CIÊNCIAS

– ESPANHOL

– ARTES

 

DISCIPLINAS DO ENSINO MÉDIO

– PORTUGUÊS

– MATEMÁTICA

– HISTÓRIA

– GEOGRAFIA

– BIOLOGIA

– ESPANHOL

– ARTES

– FÍSICA

– QUÍMICA

– LITERATURA

– FILOSOFIA

– SOCIOLOGIA