OFICINA GRATUITA DE PERCUSSÃO, VIOLÃO E CAVAQUINHO – CESU 2023
CESU TEIXEIRAS – Todas as segundas e quartas (consulte os horários disponíveis).
INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO: PANDEIRO, SURDO, TANTAN, TAMBORIM, GANZÁ E OUTROS.
INSCRIÇÕES ABERTAS!
Informações: WhatsApp 32 991991203
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OFICINAS OFERECIDAS EM ANOS ANTERIORES:
Em 2018:
*OFICINA DE VIOLÃO, CAVAQUINHO, GUITARRA, CONTRABAIXO.
*CURSO MÚSICA POPULAR PARA INICIANTES
INTRODUÇÃO
Tocar violão ou qualquer instrumento de cordas é uma tarefa que pode ser executada por qualquer pessoa desde que exista dedicação e persistência. Muitos iniciam o aprendizado do instrumento, mas acabam desistindo, principalmente os que começam pela teoria musical, o que para o iniciante torna o processo de aprendizagem cansativo e pouco produtivo.
Desta forma, por considerar a música como uma atividade agradável, prazerosa e necessária para a formação completa do ser humano, o objetivo deste curso é ofertar aos alunos do CESU a oportunidade de um primeiro contato com o instrumento, onde o aspecto prático terá prioridade sobre o da teoria musical. Logicamente a importância do estudo teórico é irrefutável, porém o objetivo deste curso é oferecer ao aluno um primeiro contato com o instrumento.
A partir desta iniciação, os alunos poderão tomar caminhos diferenciados sendo que os que optarem por um aprofundamento poderão aproveitar como base os subsídios deste curso.
Procurando respeitar a individualidade de cada aluno, este curso será dividido em módulos e cada módulo dividido em aulas com alguns objetivos que após vencidos permitem o avanço do aluno.
É necessário paciência e o seguimento de passo a passo, não sendo recomendado passar para a próxima aula sem exercitar a anterior.
Entre os vários processos existentes para o ensino de instrumentos de corda, encontramos alguns que até prometem: “Aprenda a tocar em 1 semana “, “Método rápido para iniciantes “, pode ser que isso seja possível, mas o mais importante é o esforço e a dedicação pessoal.
Sérgio Oscar
Recursos necessários
Os custos de um curso prático de instrumentos de corda são mínimos, bastando para o início os seguintes recursos:
- Sala de aula para grupos de 5 pessoas ( contando com o professor);
- Violões para todos os alunos e o professor (o ideal é que o aluno treine com o seu próprio instrumento, utilizando de preferência cordas de nylon);
- Aparelho de som com CD;
- Apostila (poderá ser montada ao longo do curso);
- Diapasão;
- Metrônomo;
RELAÇÃO DOS MÓDULOS PROPOSTOS PARA A OFICINA
MÓDULO 1: Conhecendo o instrumento
MÓDULO 2: Afinação do Instrumento
MÓDULO 3: Escala de Notas (Tons)
MÓDULO 4: Formação dos Acordes (Maiores)
MÓDULO 5: Formação dos Acordes (Menores)
MÓDULO 6: Introdução a notação de CIFRAS
MÓDULO 7: Acordes com 7ª
MÓDULO 8: Acordes Relativos
MÓDULO 9: Inversões
MÓDULO 10: Cifrado
MÓDULO 11:Transporte
MÓDULO 12: Baixo
MÓDULO 13: Escalas
MÓDULO 14: Transposição de Tons
MÓDULO 15:Técnicas
MÓDULO 16: Dúvidas Cruciais: Tom, Batida e Ouvido
MÓDULO 17:Agilidade nos Dedos
MÓDULO 18:Batidas
MÓDULO 19: A importância das Cordas
MÓDULO 20: Execução completa
MÓDULO 1: Conhecendo o instrumento
Neste Módulo iremos conhecer de um modo geral, os instrumentos de corda.
sua categoria de “Instrumento de cordas”, dados técnicos, tipos, notas, O braço dos instrumentos de corda e suas divisões, notas.
MÓDULO 2: Afinação do Instrumento
Habilidade auditiva, regulagem de tensão nas cordas, tarraxas (pinos que ficam na cabeça do violão, na extremidade do braço), som de referência, diapasão de percussão e de sopro.
MÓDULO 3: Escala de Notas (Tons)
A diferença de som, ordem das notas musicais, diferenças do Mi e o Fá, escala “Cromática“.
MÓDULO 4: Formação dos Acordes (Maiores)
Acordes no padrão universal, formação básica de 3 notas(Tríade), escala Diatônica, o grau da escala, tom, PRIMEIRA, TERÇA e a QUINTA, acordes maiores.
MÓDULO 5: Formação dos Acordes (Menores)
PRIMEIRA, a TERÇA e a QUINTA.
MÓDULO 6: Introdução a notação de CIFRAS
Codificação e utilização, comparação com a pauta e pentagrama.
MÓDULO 7: Acordes com 7ª
Formação e utilização.
MÓDULO 8: Acordes Relativos
Semelhanças de som, relativas, tabelas de relação.
MÓDULO 9: Inversões
mediante ou a dominante, tipos de inversão.
MÓDULO 10: Cifrado
Hamonização, substituição de notas por letras, Acidentes: # (sustenido), b (bemol), Códigos: m (acorde menor) + ou M (acorde maior)
° (acorde diminuto) / (acorde com o baixo alterado)
– (acorde diminuído) Ex. (E/D = Mi maior com o baixo em Ré).
MÓDULO 11:Transporte
Modificação de tonalidade da música, direita mais alto, esquerda mais baixo .
MÓDULO 12: Baixo
Notas graves dos acordes m utilização da tônica como a nota preponderante.
MÓDULO 13: Escalas As escalas e seus acidentes.
MÓDULO 14: Transposição de Tons
Transposição de tonalidade, adaptação da a voz.
MÓDULO 15:Técnicas
Ligaduras (Legato), Hammer-on (h), Execução, Representação, tablatura, Pull-of (p), Trêmulo.
MÓDULO 16: Dúvidas Cruciais: Tom, Batida e Ouvido
Como identificar o tom de uma música, Como saber a batida de determinada música, Como treinar o ouvido para uma cifragem correta.
MÓDULO 17:Agilidade nos Dedos
Exercícios de digitação.
MÓDULO 18:Batidas
Exercícios de batidas.
MÓDULO 19: A importância das Cordas
tipos de revestimentos, materiais, tensão, Instalação das Cordas.
MÓDULO 20: Execução completa
Cifragem de músicas, execução, solos, arranjos.
BIBLIOGRAFIA
DUDEQUE, Norton. História do violão. Curitiba, Ed. Da UFPR, 1994
FERNÁNDEZ, Eduardo. Técnica, Mecanismo, aprendizagem: Uma Investigação Sobre como torna-se violonista. Montevideo, Ediciones ART, 2000
SANTOS, Turíbio. Heitor Villa-Lobos e o Violão. MEC-DAC, Rio de Janeiro, 1971