TEATRO CESU

O Projeto de teatro do CESU funciona atualmente nos Postos Centro e Teixeiras:

Teixeiras: Todas as terças-feiras de 16:30 às 18:10

Centro: Todas as sextas-feiras de 15:30 às 17:00

Projeto Teatro na Escola

Histórico:

O trabalho com teatro foi introduzido no CESU a partir de um projeto iniciado em 2014. Nesse ano, foi desenvolvido o projeto de um livro escrito pelos estudantes da EJA denominado “Caminhos que se encontram”. Este projeto foi coordenado pela Professora Joseli Resende Thomaz e culminou com o lançamento do livro em 2015 com recursos do FAPEB. Em 2017, o projeto ganhou vida nova com a ideia de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos estudantes. Temas abordados no livro como abandono, pobreza, superação e procura pela felicidade, possibilitaram a criação da peça “Caminhos que se Encontram”, apresentada em outubro de 2017 no Cine-Theatro Central.

A apresentação somente foi possível devido ao trabalho voluntário do escritor Guaraci Silveira que dirigiu a peça e deu noções de teatro para os estudantes do CESU atuarem na peça. Além do caráter artístico educacional o projeto também teve o objetivo de ampliar as possibilidades de divulgação das experiências de vida dos estudantes.  A peça consolidou um trabalho realizado no CESU a cerca de três anos. Infelizmente o projeto foi interrompido temporariamente devido ao fim da parceria com o escritor Guaraci que por motivos pessoais não pode dar continuidade aos trabalhos. Esperamos continuar oferecendo aos estudantes a oportunidade de enriquecimento cultural por meio do teatro, uma vez que essa é uma demanda dos mesmos.

 

Justificativa:
A preocupação com o incentivo à cultura por meio da leitura e o desenvolvimento da produção de textos mais criativos e com apropriação de um vocabulário mais rico, que visam enriquecer a leitura e a própria produção pelos estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de uma forma mais interessante e motivada, é a principal intenção deste projeto.

Pretende-se desenvolver a dramaturgia a partir da apropriação de Contos, clássicos da literatura e até mesmo textos produzidos ou adaptados pelos estudantes. Além disso, buscaremos também explorar a criação de novas histórias a partir das vivências e experiências de vida dos alunos, como as que deram início a esse trabalho que já se desenvolve no CESU, desde 2017, denominado Grupo de Teatro do CESU que desenvolveu o projeto “Caminhos que se encontram” apresentado no CINE-THEATRO CENTRAL.

Esta experiência nos possibilitou comprovar que o uso do teatro na educação de jovens e adultos possibilita desenvolver e aprimorar diversas habilidades dos estudantes, como autoestima e desenvolver a linguagem na comunicação (oral, escrita, plástica) possibilitando aos alunos contarem e encenarem histórias para seus pares no próprio ambiente escolar.

Há, contudo e não menos especial, a possibilidade de trabalhar valores e resgatar a autoestima dos participantes, que apresentam problemas de aprendizagem, comportamentais e psicológicos (violência, baixa autoestima, timidez, preconceito, inclusão, etc).

Objetivos:
Através de pequenas encenações, trazer aos alunos a riqueza de contos e histórias infanto-juvenis, lendas, fábulas, adaptações feitas pelo grupo-classe e individuais de forma motivadora para a apropriação do hábito da leitura, escrita e produção de textos.

A segunda fase é a de histórias criadas pelos próprios alunos com adaptações das muitas existentes e ou com temas, datas comemorativas e situações vivenciadas no grupo e na comunidade escolar (preconceito, bullying, violência, drogas, etc)

Na terceira fase, os estudantes serão estimulados a realizar a produção de vídeos educativos utilizando as habilidades adquiridas na oficina de teatro. Os vídeos produzidos serão divulgados no canal de vídeos do CESU. Além disso, o projeto também prevê apresentações em eventos da escola e na comunidade.

Estratégias:

– Técnicas teatrais;

– Esquetes;

– Leitura de textos e poesias;

– Gravação de vídeos;

– Teatro educacional;

– Adereços e figurinos de adaptações de roupas dos próprios alunos e ou confeccionadas com materiais alternativos.
Público Alvo:
Alunos da EJA do Centro de Estudos Supletivos Custódio Furtado de Souza, das modalidades presencial e semipresencial.
Necessidade de material e Pessoal:

-Sala multimeios equipada com colchões e espelhos (já disponível na escola);

-Equipamento multimídia e equipamento de som (já disponível na escola);

-Equipamento de filmagem e computador com software de edição de vídeos (já disponível na escola);

– Contratação de um professor de Teatro com carga horária de 8 horas. (O professor atuará nos horários de contra turno nos postos do CESU Teixeiras e Centro).