ENSINO PRESENCIAL

O Curso Presencial tem estrutura, carga horária, regime didático e metodologia específica, tendo em vista os seus objetivos e as características dos alunos a que se destina. É ministrado de preferência à noite para poder atender as especificidades de sua clientela que na sua maioria são trabalhadores.

Sua proposta curricular apresenta duração, carga horária, regime didático, metodologia, processo de avaliação próprio com vistas a garantir o alcance dos objetivos a que se propõe.

A nova orientação metodológica (resolução 025/2008- art 34) prevê que o aluno tenha 400 horas de carga horária, sendo que 66:40 h serão realizadas através de Atividades de Alternância, que além de complementarem a carga horária têm a valorização de 20% do total da pontuação do ano letivo. As mesmas serão feitas semanalmente extra-classe pelos alunos e entregues aos professores para computação dos resultados.

Os alunos nesta faixa etária merecem atenção diferenciada já que os mesmos possuem um conjunto de experiências e um nível de expectativas que não são exatamente os mesmos do aluno na faixa etária normal. Propõe-se para os cursos um programa básico, organizado de acordo com as características peculiares dos alunos, e não simplesmente uma mera redução nos conteúdos. Os conteúdos lecionados são pertencentes ao núcleo comum da legislação de ensino.

Cada ano letivo refere-se a um semestre letivo, portanto, o aluno pode concluir seus estudos na metade do tempo que levaria em uma escola de ensino regular. O semestre letivo é dividido em duas unidades didáticas para melhor acompanhamento pedagógico.

O trabalho com os alunos da alfabetização merece tratamento diferenciado e um ano inteiro é dedicado a ela, porém o aluno pode ser remanejado para a fase seguinte se vencer antes do tempo previsto as etapas do processo.

Para o Curso Presencial existe no calendário escolar o período para as matrículas, já que o curso possui turmas fechadas que obedecem a legislação vigente.                       Os alunos contam também com uma sala de laboratório de informática, usada pelos professores para dinamizar as aulas e com uma biblioteca.